sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MINAS! MINAS! SEMPRE MINAS! SEMPRE GERAIS

           1-     Oh! Minas Gerais! Minas, meu grande amor!
Ah! São Paulo! S.Paulo de todos os povos, Estado acolhedor;
Em Minas eu vim à luz, e São Paulo me adotou;
São Paulo me acolheu e me educou
Como um filho pródigo que à casa de seu pai retornou,
Minas me recebeu, me deu título... Fez de mim um Doutor.

2-     Minas, tu és grande, és brilhante;
É Estado de muitas serras e de muitos montes:
Monte Belo e Monte verde
Monte Azul e Montes Claros
            Monte Rei e Monte Sião
            Serras da canastra, do espinhaço e do espigão.

3-     Minas de grandes vales, rios, gerais e montanhas;
É a Minas do Vale do aço e também do Jequitinhonha
Minas dos rios das velhas, rio pardo e rio das ostras;
Rio grande, rio São João, rio formoso e rio das mortes;
Minas do vale do São Francisco que é para muitos a sua Sorte
Minas do Velho Chico, único rio do mundo que deságua pra cima, no sentido norte.

4-     Minas Gerais, quão grandes são as tuas belezas!
Um grande presente de Deus ofertado à natureza
Que também nos deu grandes rios, cachoeiras e cascatas;
Verdes campos, rio do ouro, lagoa da Pampulha e Lagoa da Prata;
Muitos vales, planícies, muitas serras e vários montes;
E, para nosso maior orgulho, nos brindou com um BELO HORIZONTE.

5-     Minas que deu ao Brasil e ao mundo grandes homens
Muitos poetas, esportistas e outros nomes;
Sejam eles jornalistas, artistas, faz bem falar...
Foi Minas que deu ao Brasil Pelé, Milton Neves e JK;
Minas que sempre soube preservar e revelar tesouro,
Também revelou ao mundo, Tostão, o seu mineirinho de ouro.

6-     Minas de Tiradentes e Tancredo Neves
Homens de firmes propósitos e de claros ideais em mente
Homens que queria para o seu povo jugos mais leves
Tancredo lutou pela democracia e “diretas já”,
Por um Brasil soberano, morreu Tiradentes;
Mas ambos fizeram os brasileiros livres
E os mineiros, muito orgulhosos e muito mais contentes.

7-     Minas de galo, coelho e raposa;
De céu estrelado e bem mais azul
Minas de sol de brilho forte resplendente o ano inteiro
Onde as estrelas que mais brilham são as estrelas do CRUZEIRO;
Não falo somente da constelação que forma o cruzeiro do sul:
Falo do "estrelado", que adota as cores branca e azul.

8-     Minas! Minas! Minas Gerais.Sempre Minas
Nem todo verso pode ser feito com rimas
Mas, é em ti, Minas, que mesmo de passagem, de férias,
Trabalhando, descansando ou residindo, tudo me fascina;
É terra de povo hospitaleiro, dos poetas do clube da esquina;
Belas mulheres e lindas meninas!
De gente sábia e espontânea, que as grandes lições nos ensina.

9-     Minas de muita altivez e pouca falácia
Terra do bom queijo, do bom café e da boa cachaça;
Minas que abraça a todos, sem distinção de raça,
Para que os seus filhos e visitantes vivam numa harmonia fraternal
Para Minas, respeito é obrigação, é arvore frondosa que nasce e cresce bem ao natural:
Não é apenas uma plantinha sem raiz, que nasce e morre no fundo do seu quintal.

10- Minas que tem o sul, mas também tem o norte;
O norte foi sempre mais sofrido, menos privilegiado;
O sul bem mais robusto, teve outra sorte;
Norte que tem homens corajosos é bom destacar;
De onde despontou, para o Brasil e para o mundo, o presidente JK;
Sul de Levenhag, Silvério, Junqueira e Neves;
Que mais podemos falar?... AH! Que foi um mineiro que fez o homem voar!

11- Minas de Drumont e Dumont
De Guimarães, Nascimento e muitas rosas;
Minas que às vezes ingênua, mas é sempre maravilhosa;
Que por muitos de seus poetas já foi traduzida em versos e prosa
É Minas de Saulo, sabiás e laranjeiras; é terra gloriosa;
Minas que é bela na Mantiqueira e na alterosa.

12-  Minas de “seu” Zuca e Da. Ana (in memória)
Pessoas simples, mas honradas e de conduta ilibada;
Exemplos do amor e de muita simplicidade

Pessoas que não conheceram a ‘letra’

            Mas tinham excelentes qualidades...

Souberam ensinar a todos os seus filhos

A essência do caráter, da honradez e da honestidade

 13-Jamais deixarei de compartilhar com todos tamanha emoção,
Que aflora no meu peito quando falo de Minas, sem esquecer São João,
Despertando na minha alma os mais nobres sentimentos: amor e gratidão!
Algo que nem todo mundo sente, mas no coração é como uma semente...
 germina, vira árvore e agiganta a gente.
Em homenagem à minha família e aos meus amigos mineiros
Foi que fiz dois versos diferentes.

14- Minas de cidades históricas e de muitas tradições
Minas de Maria da fé e de muitas religiões
Minas de S. Thomé, B. Jesus e S. Sebastião;
Minas de Paraísos, Ouro Fino, Diamantina, Ouro Preto e de Perdões...
Minas que tem três pontas e também três corações
Ao falar de Minas no peito do bom mineiro bate forte o coração, e é bem por isso
Que não posso deixar de falar da minha inesquecível S.João...meu paraiso!!! 

15- São João do Paraíso/MG, cidade pequena e ordeira;
Fica ao norte do Estado, bem próximo de Rio Pardo e Taiobeiras;
De onde saíram muitos doutores, políticos de carreira;
Gente de origem humilde e altaneira que luta com bravura a vida inteira
Pelo bem da sociedade e para o progresso da cidade inteira
Muito mais pela dignidade da boa família da tradição mineira.

16 -São João do Paraíso/MG, cidade de dignos agricultores,
Carvoeiro, lenhadores e pecuaristas;
É também cidade de doutores: advogados, médicos...  Dentistas.
Tem peões corajosos, bravos lavradores, caminhoneiros e taxistas...
É cidade que honra o seu povo... e agora, com o asfalto novo,
Também sabe acolher e abraçar os turistas.

17- Falar da História e das coisas de Minas requer muito tempo
      Para não ser injusto, fazer um resumo é o que eu tento;
      Quis apenas homenagear uma pequena parte que lembrei no momento
      Para falar de toda sua grandeza requer muita paciência e presteza
      Só para mencionar um pouco do seu gigantismo e sua vasta natureza
      Pois falar das cidades, pessoas, cultura e riqueza, eu não me esquivo...
      Mas, precisaria da vida inteira para transformar pequeno resumo num imenso livro.

18- Minas, a grande mãe, é certo que não sou eu o teu filho predileto;
Mas reconheço o teu cuidado, o teu carinho e o teu afeto.
Mesmo quando estou longe, a sua presença eu sinto tão perto;
E quando volto, os seus braços iguais aos da minha mãe, estão sempre abertos;
Quem conhece a sua historia, o seu povo, a sua arte sabe que estou certo.
Também sabe que aqui, em Minas, até o céu parece mais perto.

19- Oh! Minas Gerais, querido Estado meu;
       Não tenho tempo nem palavras suficientes para falar dos encantos teus
       Da historia à cultura, das riquezas às maravilhas, de tudo que causa espanto;
       O tempo de uma longa vida para falar de todos não seria tanto
       Por tudo que já me concedeu, não cesso de agradecer a DEUS.
       Oh!Minas Gerais, eu tenho orgulho de ser um dos filhos teus!

20 - Povo ordeiro e sábio tem em toda parte
       A sua historia é conhecida por muitos, e não é somente neste encarte.
       Teria muito que falar, mas vou ficando por aqui.
       Tenho a roça pra descansar, à sombra da jaqueira que tem ali,
       Comer frango com quiabo, queijo com goiabada, degustar licor de pequi,
       E, também, agradecer a DEUS pela rica dádiva de ter nascido aqui.

21 - Minas, tu és grande! És imensa; é muito mais do que eu escrevi:
       “Minas é tudo. Minas é grande e bela, é mais do que isso, aí, uai!...”.
         É o mineiro que, sabiamente, diz assim.
        Os meus simples versos aqui terminam, mas a grandeza de Minas...
        Ah! Esta nunca terá fim!

Oh! Minas Gerais! Oh! Minas Gerais!!!
Quem te conhece não esquece, jamais! 

                                         São João do Paraíso, MG, Outubro de 2006.


(Antonio da Silva ou Antonio de Zuca, como é mais conhecido, uma referência ao apelido do seu saudoso e honrado pai - velho Zuca -  é Advogado, formado pela faculdade de Direito da Universidade “Braz Cubas” de Mogi das Cruze/SP, 65a turma, E-mail: dr.antonioadv@hotmail.com).         

Nenhum comentário:

Postar um comentário